
Anticoncepcional
Anticoncepcionais são medicamentos hormonais que têm o objetivo de prevenir a gravidez em mulheres. Eles são métodos que agem diretamente no corpo feminino, diferenciando-se de outras estratégias contraceptivas, como é o caso do DIU, do preservativo e muito mais.
Vale a pena ressaltar que esses medicamentos não têm função de prevenir a ocorrência de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Por isso, o uso combinado de camisinha é recomendado para todas as pessoas.

Tipos
Algumas infecções genitais comuns são:
∙ Pílulas: São a forma mais famosa de anticoncepcional. Devem ser tomadas diariamente, de preferência no mesmo horário;
∙ Injeção: A injeção anticoncepcional pode ser aplicada mensalmente ou a cada 3 meses, dependendo da indicação do seu médico;
∙ Adesivo: É, literalmente, um adesivo que deve ser colado na pele semanalmente. Por isso, a cada 7 dias, você deve fazer a troca do produto e dar uma pausa de uma semana após 3 adesivos usados;
∙ Anel: O anel vaginal é um produto colocado dentro da vagina. Ele é trocado mensalmente.
∙ Implante: O implante é um dispositivo bem pequeno que, como o nome diz, é implantado na pele da paciente. Ele pode ser trocado a cada 6 meses, 1 ano e até a cada 3 anos, dependendo da marca.
∙ DIU: Por fim, há o DIU, o dispositivo intrauterino. Ele pode ser apenas um método de barreira — conhecido como DIU de cobre — ou também liberar hormônios no organismo da mulher.

Dúvidas Frequentes
› Para que o anticoncepcional é prescrito?
O seu médico ginecologista poderá prescrever o anticoncepcional para várias finalidades. Afinal, além de prevenir a gravidez, ele ajuda no tratamento de outros problemas, especialmente os de cunho reprodutivo. Exemplos são a Síndrome dos Ovários Policísticos e a endometriose.
No entanto, também é possível usar a pílula para outras finalidades. Por exemplo, quando a mulher utiliza medicamentos que são incompatíveis com a gravidez. Um exemplo é o tratamento de questões como a alopecia androgenética, que exige o uso de fármacos que podem prejudicar o feto.
Nesses casos, o próprio anticoncepcional também pode ajudar, bloqueando os hormônios masculinos (testosterona) no organismo da mulher e atuando como coadjuvante no tratamento do problema dermatológico.
› Como ele funciona?
Cada anticoncepcional tem a sua via de ação. No entanto, o principal objetivo de todos eles é manter os níveis hormonais em taxas que evitem que a mulher entre no período de ovulação.
O ciclo menstrual feminino é uma cadeia de eventos bem complexa. Nele, hormônios se ativam e se desativam, fazendo com que outros processos iniciem ou terminem. No caso, o objetivo é evitar que os “gatilhos” da ovulação aconteçam e, com isso, impedir a fertilidade feminina.
Por isso, é muito importante que você tome a sua pílula sempre no mesmo horário, garantindo que as taxas de hormônio fiquem estáveis em seu organismo. Ou, claro, que faça a troca do método anticoncepcional (como anel, adesivo ou outros) dentro do período previsto.
Outros serviços










Agendamento em um clique.
Muito rápido e prático! Agende a sua consulta por whatsapp em poucos segundos!